domingo, 18 de agosto de 2013

Tatuagem e piercings... Será que eu posso?


Será que já está na hora de você fazer uma tattoo? Descubra!

Todas as suas amigas tem uma tattoo ou um piercing e você está louca pra fazer um também! Mas daí surgem as dúvidas: será que você tem idade suficiente para se submeter a tais procedimentos? Vai doer muito? Qual o melhor local pra fazer? Para tirar essas e outras dúvidas, eu preparei um guia com tudo o que você precisa saber para se decidir. 

Não tenho 18 anos ainda, posso fazer mesmo assim?
Em alguns Estados, como São Paulo, em hipótese alguma os procedimentos podem ser feitos em menores de idade. Já em outros, piercings e tatuagens estão liberados desde que o adolescente apresente uma autorização por escrito dos pais. Então, pesquise a lei de onde você mora antes de ir a um estúdio.

Quais são os riscos?
Tatuagens e piercings podem causar infecções e até deformações se não forem bem cuidadas. Isso porque o corpo dos adolescentes sofre muitas mudanças, e é nessa fase que ocorre o período de crescimento rápido conhecido como estirão, que pode acarretar problemas e até deformações no corpo dependendo de onde é feito. Sem contar possíveis alergias aos materiais usados. Por isso, pesquise muito antes de se decidir fazer e consulte um dermatologista se possível.

O que preciso fazer para que não infeccione?
Não é recomendado que a pele esteja queimada do sol antes de fazer uma tatuagem. O processo pode ser mais doloroso além da possibilidade de aparecer falhas depois da cicatrização. Após o procedimento é fundamental uma higiene adequada, que pode ser feita com sabão neutro. Diminua a ingestão de alimentos gordurosos e coma mais legumes e verduras. E lembre-se: os cuidados com a tatuagem e o piercing duram a vida inteira, então esteja certa que é isso mesmo que você quer fazer!

E se eu me arrepender da tattoo?
Existe um processo com equipamentos a laser que apresentam ótimos resultados para a remoção de tatuagens. O pigmento preto é fácil de ser removido, já o colorido nem sempre sai 100%. Mas é bastante dolorido e custa bem caro. Então leve tudo isso em conta antes de enfrentar a maquininha!

Posso tirar o piercing se eu quiser?
O furo fecha! O que vai interferir é há quanto tempo ele foi realizado. Se tiver menos de um ano, por exemplo, fecha bem rápido. Mas se tiver há mais tempo vai demorar mais para fechar. Já os alargadores nunca deixam a pele como antes. Nesses casos, pode ser necessário fazer cirurgia para reconstruir o lóbulo da orelha.

Decidi que vou fazer! Agora, como escolho um estúdio?
O melhor é ter uma recomendação de alguém que fez e gostou. O estúdio deve cumprir as normas da ANVISA além de apresentar boa estrutura física, como local adequado para os procedimentos de esterilização. A sala de procedimentos deve ser arejada e limpa, e as agulhas devem ser estéreis e descartáveis. Nesses casos o barato deve ser deixado de lado, o que conta é a seriedade e a segurança que o local te oferece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário