sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Quer dentes bonitos? Se cuide!

A higiene bucal diária pode até ser meio chata, mas é muito importante. Vou tirar suas principais dúvidas sobre o assunto e ajudá-la a manter o sorriso branco e saudável.



Escovar os dentes
A escovação depende única e exclusivamente dos seus hábitos alimentares. Se você costuma comer apenas três vezes ao dia, esse será o número de escovações necessárias, já que os dentistas recomendam que estas sejam feitas logo após a alimentação.
A escovação correta é aquela que alcança todos os dentes, a língua e as mucosas das bochechas, que podem acumular alimentos e causar mau hálito.

E o fio dental?
O ideal é que você sempre faça a higiene bucal completa (escovação + fio dental), mas muitas vezes não temos tempo ou um local para isso. Se esse for o seu caso, você pode deixar para passar o fio dental apenas à noite, pois nesse período a ação bacteriana é mais intensa e os resíduos alimentares que não forem bem removidos permanecerão muitas horas em contato com os dentes, favorecendo o desenvolvimento da cárie.

Alimentos importantes
Você sabia que alguns alimentos ajudam na manutenção da saúde bucal? Eles são considerados detergentes por sua consistência firme, baixo teor de açúcar, muitas fibras e poder de reduzir a acidez bucal. Cenoura, maçã, mamão, pepino, acelga, nozes, castanhas e até chiclete sem açúcar podem ajudar! O leite e seus derivados também são considerados protetores dos dentes.
É importante saber também que infelizmente alguns alimentos podem pigmentar ou escurecer os dentes se forem ingeridos em excesso. É o caso dos vinhos tintos, refrigerantes escuros, café, chás escuros e alguns molhos.

Clareamento

Existem algumas fitinhas clareadoras à venda no mercado, mas os dentistas não aconselham seu uso. Eles defendem que qualquer tipo de clareamento deve ser acompanhado por um profissional, porque as substâncias podem causar algum tipo de lesão se entrarem em contato com as bochechas ou gengiva.

Sorriso metálico
Se você usa aparelho fixo os cuidados com a higiene bucal devem ser redobrados, porque ele acaba ajudando no acúmulo das placas bacterianas. A escova dental apropriada é aquela com cerdas arredondadas e macias, e o fio dental é importantíssimo! Crie o hábito de usar as soluções de enxágue bucal, elas ajudam a prevenir a formação da placa bacteriana. Existem versões pequenininhas que podem ser levadas na bolsa!

2 comentários:

  1. A minha dentista uma vez falou que sucos industrializados deixam os dentes amarelados acredita? Essas dicas foram legais, gostei bastante.

    http://leitecombiscotos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é sim Monique! Esses sucos tem muito corante q fazem os dentes perderem o seu esmalte!
      Fico muito feliz q gostou! Beijos

      Excluir