sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Ovário policístico: você sabe o que é isso?

Tire suas dúvidas sobre a doença da Meg de Malhação


Você já deve ter ouvido falar em síndrome dos ovários policísticos (SOP). Com um nome complicado desses, dá até medo! E foi medo que Meg, personagem de Christy Ane Lopes em Malhação, sentiu quando percebeu que sua menstruação estava atrasada; achou até que estava grávida (OMG!), mas era SOP.


A Síndrome dos Ovários Policísticos é mais comum do que você imagina; sabia que uma em cada 10 mulheres no mundo apresenta esta síndrome? Por isso, tiro todas as suas dúvidas sobre o tema!

1. O que exatamente são os ovários policísticos?
São ovários com formações císticas pequenas que, associadas ao aumento dos níveis hormonais, levam a uma síndrome. Ela provoca alteração do ciclo menstrual pois alguns hormônios começam a ser produzidos em exagero!

2. Quais os sintomas para quem tem ovário policístico?
A ausência de menstruação ou o ciclo muito longo (menstruações com mais de 45 dias de intervalo), aumento de pelos em lugares que não são característicos da mulher (por exemplo, peito, raiz de coxa e dorso). Pele oleosa e calvície também são sintomas, mas a síndrome só pode ser confirmada a partir do exame feito pelo ginecologista

3. Como é o tratamento? A SOP tem cura?
Tem cura sim. A primeira fase do tratamento é readequar a alimentação e manter um estilo de vida saudável. Depois é preciso controlar o ciclo menstrual, o que é feito com a ajuda de anticoncepcionais. Com isso, os cistos vão diminuindo.

4. Meninas de todas as idades podem ter? Em qual idade o diagnóstico é mais comum?
As meninas após a primeira menstruação já podem apresentar esta síndrome.

5. Existe um grupo que tem maiores chances de desenvolver a SOP?
Quem tem pais diabéticos, obesos, com síndrome metabólica, meninas que tiveram obesidade na infância ou que chegam a adolescência com forte sobrepeso ou obesas tem mais chances de desenvolver a síndrome.

2 comentários:

  1. Eu tenho ovários policísticos mas ainda não tratei! Mas assim, no começo do ano fiquei 2 meses sem menstruar, pirei DEMAIS e acabei descobrindo isso fazendo um exame lá (esqueci o nome, mas é o que faz em grávidas). Agora, minha menstruação está toda desregulada, eu incho sempre (antes eu não inchava ):) e apareceram mais espinhas. Pelos eu não sei, porque eu sou muito desligada. KKKKKKKKKKK

    Beijinhos, Mel Julye
    http://www.meltopya.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkk' Muito legal seu comentário Mel
      Mas, olha se trate sim ok? Mesmo q não seja uma doença tão perigosa, mas irá te atrapalhar muito no futuro. E isso não é bom, né?/

      Apareça mais vezes aqui, adorei se depoimento!

      Mil beijos

      Excluir