sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Dicas para tingir o cabelo em casa sem errar!

Deu vontade de mudar a cor do seu cabelo? Dá para fazer isso em casa sem grandes dramas! Mas, antes de sair tingindo os fios por aí, é preciso tomar alguns cuidados, como fazer o teste de alergia, por exemplo. Siga as dicas e troque a cor do cabelo já!





Passo 1: faça testes antes de tingir

Antes de trocar a cor do cabelo, você vai precisar fazer testes simples para checar se não tem nenhum tipo de alergia à tinta. Então, dois dias antes, passe um pouco da mistura da tinta atrás da orelha. Espere 40 minutos e enxágue. Se a pele ficar irritada, desista da coloração!

Passo 2: prepare os fios
Nada de tingir os fios sem prepará-los para receber a tinta. Então…
· Três dias antes: evite sprays e musses, que acumulam resíduos nos fios e atrapalham a fixação da tinta.
· Na véspera: hidrate os fios com uma máscara hidratante. Não passe produtos sem enxágue.
· No dia: não lave os cabelos antes de pintá-los! A oleosidade natural do couro cabeludo é uma forma de proteção e evita irritações.
· Na hora: antes de começar, aplique uma camada espessa de pomada para cabelos ou creme hidratante no contorno do rosto, rente às raízes. Assim você evita manchas de tinta na pele.



 Passo 3: escolha a melhor tinta
A tintura mais apropriada vai depender do seu objetivo. Se ele for:
· Escurecer o cabelo: prefira os tonalizante ou os xampus colorantes, que são menos agressivos que a tinta permanente, mas têm o mesmo efeito.
· Ficar loira: o melhor é usar uma tintura permanente. Ela contém amônia e oxidante, capazes de alterar a cor do pigmento dos fios. Aqui, o tonalizante não teria tanto poder de clareamento.
· Virar ruiva: assim como quem quer escurecer, você não vai precisar da tinta permanente. Apesar de durarem menos, as tinturas semipermanentes têm uma ótima pigmentação!



ESQUEÇA…


…Marcas de tinturas que não são conhecidas, pois elas podem acabar danificando suas madeixas. Peça indicações para seu cabeleireiro e para suas amigas!

…Mudanças drásticas. Você corre um grande risco de errar na cor. Criar um look radical é super bem-vindo, mas deixe-o para o cabeleireiro fazer no salão. Uma pequena mudança, como mechas coloridas nas pontas por exemplo, já pode fazer aquela diferença e é mais seguro de tentar em casa!

…Deixar a tintura ou tonalizante mais tempo que o indicado. Pare de acreditar que isso vai deixar a nova cor mais vibrante. Leia direitinho a duração indicada na embalagem e respeite-a!

…A cor do cabelo na foto da embalagem. O tonalizante não altera a cor original dos fios. Por isso, nem adianta esperar que o resultado proposto na caixinha fique igual no seu cabelo se a cor dele é muito diferente à da foto.

…O banho muito quente. A água em altas temperaturas facilita o desbotamento da cor.

…Água oxigenada com volumes muito altos, para evitar danos. Se for descolorir, use, no máximo, volume 40.

E aí, gostou das dicas? Está pensando em mudar a cor dos fios?

Nenhum comentário:

Postar um comentário