segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Não prestei vestibular. O que posso fazer ano que vem?

O colégio acabou e você não quer ir pra facu ainda? Eu te ajudo!

Se você terminou o colégio e ainda não sabe o que quer ser quando crescer, uma solução é adiar a entrada na facul. Daí, enquanto não se decide, você pode apostar num intercâmbio, no voluntariado ou até começar a trabalhar pra valer. Saiba mais sobre essas e outras opções!

Cursinho
É a saída mais óbvia para quem termina o colegial e, por alguma razão, não vai direto para a faculdade. Os pré-vestibulares ajudam a manter os conhecimentos adquiridos no ensino médio fresquinhos na mente e ainda vão facilitar a vida se, depois de se decidir, você quiser tentar um curso concorrido. A parte ruim de entrar nessa é que a sua rotina será bem parecida com a que você tinha na escola, só que bem mais puxada, pois você terá um ano para revisar todo o conteúdo exigido no vestibular. A parte boa é que esta é uma oportunidade bacana de fazer amigos e ter professores novos, que vão ajudar a entender o conteúdo que você já viu de uma maneira diferente. E vai que numa dessas você descobre, enfim, um assunto pelo qual se interessa muito?

Intercâmbio
Viajar é sempre uma delícia, e se você puder voltar com um diploma, melhor ainda! As vantagens de fazer um intercâmbio – que é a ideia de morar, estudar ou trabalhar fora do seu país por um tempo – são inúmeras e a maioria das empresas por aqui valoriza super, na hora de contratar, as experiências internacionais dos candidatos. Viver longe dos pais, aprender a se virar sozinha de verdade e ficar fera em outro idioma são outras vantagens de escolher essa opção. Com certeza você vai voltar mais madura, aberta para mudanças e para conviver com pessoas diferentes.

Trabalho
Mas já? Sim! E por que não? Essa é uma opção legal por dois motivos. Primeiro, você vai ganhar o seu próprio dinheiro e não dependerá tanto da boa vontade dos seus pais para curtir aquela baladinha com as amigas. Segundo, isso pode ajudar a decidir que carreira você quer seguir. Vai que você descola uma vaguinha para trabalhar como recepcionista no consultório de um dentista e acaba se apaixonando pela rotina do profissional da área?

Ano sabático
Talvez esta seja a opção menos comum, então, vamos explicar o que significa. Para os seguidores da religião judaica, “tirar um ano sabático” é o mesmo que fazer uma pausa longa em suas atividades. As pessoas que decidem parar por este tempo têm como objetivo descansar a mente depois de um estresse grande e aproveitam para refletir sobre o que querem para as suas vidas quando esse período acabar. A ideia é ficar longe da sua rotina, em um sítio, na praia, no campo ou qualquer lugar em que você não tenha muitas atividades e possa simplesmente pensar. Não se irritar e relaxar são as palavras de ordem! 

Voluntariado
Grandes empresas valorizam profissionais que sabem ajudar e se preocupam com as necessidades do próximo. Geralmente as pessoas que fazem isso são capazes de trabalhar bem em grupo e praticam valores como a paciência, a disciplina e o respeito. E um bom jeito de desenvolver essas habilidades é participando de um trabalho voluntário, que também pode ser feito aqui ou em outro país. O espírito do voluntariado é se colocar à disposição de outra pessoa, que normalmente está necessitada de algo como alimentação, moradia ou saúde, sempre se comprometendo seriamente com a causa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário