sábado, 25 de janeiro de 2014

Saiba o que é conjuntivite, e o que fazer para combatê-la

Fique atenta porque essa é a época de maior proliferação da doença



Se você já teve conjuntivite, sabe como é ruim a sensação dos olhos inchados, vermelhos e coçando o tempo todo. Então, com certeza não quer pegar de novo. Se você ainda não passou por isso, veja as dicas que preparei pra que você não tenha que passar por isso.



O que é?
Conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras.

Sintomas
Em geral, a conjuntivite ataca os dois olhos e pode durar de uma semana a 15 dias. Esta inflamação provoca a dilatação dos vasos sanguíneos causando, dentre outros sintomas, vermelhidão, coceira e secreção nos olhos. Ela pode ter origem infecciosa por bactérias, vírus, alérgica ou pode ser resultado de exposição a algum agente irritante. Apenas no caso de infecção é que ela será contagiosa.

Tratamentos
Para tratamento, o oftalmologista pode indicar compressas com água fria para aliviar os sintomas, e colírios. Atenção! É muito importante que não se faça o uso de colírios sem indicação de um especialista,  já que estes podem acentuar ainda mais a inflamação.

Precauções no dia a dia
- Lave as mãos com frequência;
- Não coce os olhos;
- Maquiagem, toalhas e travesseiros devem ser de uso individual.

Se você usa lentes de contato:
- Mantenha as mãos limpas ao manusear suas lentes;
- Não use água de torneira para limpá-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário