terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Aprenda a fazer a manicure em casa

Te dou as maiores dicas para você arrasar fazendo a própria unha

Fazer as próprias unhas pode parecer um pouco impossível quando tentamos pela primeira vez. Mas é uma mão na roda depois que a gente adquire prática. Assim, dá pra fazer a unha a qualquer momento, trocar a cor de esmalte dia sim dia não também, e ainda economizar a mesada. Preparei um guia com dicas práticas pra você virar sua própria manicure. Quer ver?



1º passo: hidratação
Ela é fundamental para a aparência e a saúde das mãos e dos pés. Por isso, escolha um hidratante eficaz e que atenda às suas necessidades. Há vários hidratantes específicos para essas regiões disponíveis no mercado.

2º passo: acerte o tamanho
Você escolhe o melhor método: cortar ou apenas lixar. Também use a parte menos áspera da lixa para conseguir o formato desejado. As unhas das mãos podem ser redondas ou quadradas, mas para a dos pés prefira as quadradas, que evitam que os cantinhos encravem. Dica: é importante prestar atenção ao movimento da lixa. Não faça o movimento de “vai e vem” na unha. Isso as deixa mais fracas e elas acabam quebrando ou escamando. Para evitar isso, passe a lixa sempre em uma mesma direção. Já na parte de cima da unha, use uma lixa própria para polimento. As convencionais são muito agressivas e podem deixar a camada da unha muito fininha.

3º passo: agora as cutículas

As cutículas são uma proteção da unha e, por isso, é bom evitar tirá-las. Se você já tira as suas com frequência, o processo de adaptação para parar de tirá-las pode ser chatinho, porque elas ficam bem aparentes no começo. Mas se você tratá-las com carinho, passando hidratante adequado e redutor de cutículas e empurrando-as cuidadosamente com a ajuda de uma espátula, você vai ver que o aspecto vai melhorar muito e você não vai mais precisar apelar para o alicate sempre! Pode dar adeus aos bifes e àquelas pelinhas chatas.

Quer tirar mesmo assim? Mesmo que você não consiga ficar sem tirar as cutículas, invista na hidratação diária. Quando for fazer as unhas, passe um amolecedor nas cutículas e cubra os dedos com pedacinhos de algodão úmido para elas ficarem bem molinhas. Depois, tire os algodões um a um, empurre as cutículas com uma espátula e tire apenas o excesso com o alicate. Tente não “quebrar” a cutícula, isso facilitará o processo.

4º passo: base e esmalte
Passar base não é frescura! Ela protege a unha dos corantes presentes nos esmaltes e prolonga a sua duração. Depois da base pode aplicar o esmalte da sua preferência. Geralmente são necessárias duas camadas para a cobertura total, mas passe camadas bem fininhas. Esmalte grosso descasca mais rápido e demora mais para secar.

Enquanto você estiver passando a segunda camada, já passe o palito em volta das unhas para retirar o excesso do esmalte. Depois que todas as unhas estiverem pintadas, é hora de limpar. Enrole um pedaço de algodão em um palito fininho, molhe em um removedor de esmaltes (evite acetona, que é uma substância muito agressiva para as unhas) e vá passando levemente nas laterais. Dica: passe um pouquinho de óleo secante nas beiradinhas, isso facilita na hora de limpar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário