segunda-feira, 3 de março de 2014

Aproveite o terceiro e chegue pronta ao vestibular

O último ano do ensino médio está aí. Você e sua turma são, oficialmente, a galera mais cool do colégio. Mas este também é um ano cheio de estresse, com mil coisas a fazer e decisões a tomar.


Você estuda no mesmo colégio há anos, tem a mesma galera desde que se conhece por gente, e agora está na reta final: o último ano do ensino médio. Ele assusta, é cansativo, tem gosto de saudade desde o começo, mas também de muita diversão. Tudo ao mesmo tempo agora. Afinal de contas, além de se preparar para o vestibular (tá chegandooo!), também tem de curtir o último ano de vida escolar. Pode apostar, você vai sentir saudade de tudo isso – mesmo que não veja a hora de ir para a faculdade e ter uma vida, digamos, mais adulta. Para não deixar a pressão do terceirão tomar conta do seu corpitcho e conseguir curtir o que esta fase louca tem de melhor, dá só uma lida nessas dicas.

Cultive seus amigos
É de se esperar que cada pessoa vá para um canto no final deste ano para fazer uma faculdade, e que, é claro, todo mundo vai fazer amigos novos na vida universitária. Mas não é por isso que vocês devem deixar de ser BFFs agora. Aproveite o último ano para colecionar boas histórias entre você e seus amigos, criar cada vez mais laços para que não deixem de se ver nos próximos anos. Há várias vantagens em ter amigos desta época. Em primeiro lugar, eles são a melhor lembrança dos anos superdivertidos na escola. Depois, tem outra: amigos da faculdade podem ser sinceros e eternos, claro, mas também serão seus concorrentes um dia.
#seliga: é comum o terceiro ano ser meio estressante, todo mundo fica com os nervos à flor da pele. Então, evite ao máximo as brigas entre a galera. Sabemos que não dá pra segurar a onda dos outros, mas se fizer sua parte, já é um bom começo.

Curta seus professores
Não, você não leu errado. Eles podem até chamar sua atenção de vez em quando, e alguns parecem estar de sacanagem por não dar aquele 0,5 de que você tanto precisa pra sair do sufoco. Mas o fato é que professor é, sim, muito especial na nossa vida e não só quando dão notas altas. Quem é que se virou em mil pra você entender aquela bendita fórmula de física? Quem é pensou na maneira mais criativa EVER para ensinar tudo sobre a Idade Média? E quem é que mostrou que você podia, sim, ser uma boa jogadora de vôlei? Daqui a alguns anos, você vai se lembrar dos seus professores do ensino médio com o maior carinho do mundo, apostamos nisso.
#seliga: ao invés de achar tudo o que os seus professores dizem um saco, procure escutar atentamente o que eles têm a ensinar sobre as profissões – principalmente se você estiver em dúvida sobre o que fazer – e a vida adulta lá fora. Eles podem dar excelentes dicas para o seu futuro!

Participe dos eventos da escola
Vai rolar festa junina? Feira de ciências? Semana cultural? Não deixe de participar das festas e eventos que pintarem durante o ano. Elas sempre rendem boas histórias e grandes risadas. Ei, não torça o nariz! Balada do colégio pode fazer aquele menino “sem graça” da primeira fileira ficar interessante. É uma chance de conhecer melhor aqueles que você não tem muito contato na sala e interagir com turmas de outras classes. Além do mais, é um refresco para o seu cérebro, se ele estiver a ponto de explodir de tanto estudar para o vestibular.
#seliga: participar é uma coisa, dar baphão é outra (cuidado com os planos de beijar dois meninos do colégio na mesma party!). Lembre-se, festa da escola não é balada comum, dessas que a gente vai e não conhece ninguém. No dia seguinte – e até o fim do ano—, você vai ter de ver TODAS aquelas pessoas diariamente.

Participe da formatura
Mais previsível do que os suspiros que você dá cada vez que vê a foto do Liam Hemsworth, só a formatura no final do ensino médio. Não tem jeito, você vai ouvir a palavra “formatura” mais de um bilhão de vezes durante este ano. Baile, viagem, seja lá o que for, é a hora de comemorar o final de uma fase muito importante da sua vida. Se a grana estiver apertada, há como participar da comissão organizadora e garantir um desconto.  De quebra, você curte todos os passos desse sonho de pertinho.
#seliga: se o orçamento realmente estiver curto, vale fazer uma festa simples com seus amigos. O que importa é celebrar este momento especial (de novo: é o fim de uma era), não importa se gastando muito ou pouco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário