quarta-feira, 10 de setembro de 2014

10 temas da atualidade que podem cair na redação do ENEM 2014

Provas do ENEM serão aplicadas nos dias 8 e 9 de novembro.

Antes de tudo, vale recordar que o texto do ENEM é o dissertativo-argumentativo. Ou seja, o avaliador espera que você defenda um ponto de vista com argumentos que comprovem a sua tese central. Ficar em cima do muro... Jamais!

Geralmente, a proposta da redação do Exame Nacional do Ensino Médio é bem direta: eles apresentam um problema e esperam que você dê uma solução para o mesmo. O primeiro passo, então, é entender qual é o problema explorado e identificar possíveis soluções para ele.

Os temas propostos fazem ou fizeram parte do cotidiano dos estudantes e, na maioria dos casos, têm foco em problemas nacionais. Veja dez possíveis temas que podem ser pedidos na redação do ENEM 2014, selecionados pela professora Catarina Schumann, da escola Mopi. 


1. Ocupações habitacionais urbanas
Essa questão vai muito além do MST! Cada vez mais essas ocupações têm relação com o atual déficit habitacional. Um exemplo recente ocorreu no início deste ano, na comunidade Telerj, no Rio de Janeiro. Prédios e galpões desativados foram ocupados, mas rapidamente desocupados, por pertencerem à empresa de telefonia OI.

2. Manifestações
Elas estão ocorrendo desde o ano passado e, apesar de não terem aparecido com tanta força durante a Copa do Mundo, deram as caras. Vale a pena, nessa questão, ressaltar os aspectos positivos (jovens mais conscientes e críticos de seus direitos perante o Estado, por exemplo) e negativos (as atitudes agressivas de alguns grupos) das manifestações urbanas.

3. Escassez hídrica

Esse é outro assunto que está bastante em alta, principalmente em São Paulo, já que o Sistema Cantareira está ameaçado. É preciso estar atento às medidas preventivas e educativas para o racionamento de água. Pense nisso! ;)

4. Consciência cívica
Como 2014 é um ano de eleições presidenciais, é possível que o ENEM aborde esse tema e teste a consciência cívica (consciência do cidadão) dos estudantes, esperando que eles falem sobre o cenário político atual.

5. Patriotismo
Por conta da Copa, o Brasil parou para assistir a Seleção Brasileira. O que chamamos de verde-amarelismo ficou ainda mais pulsante durante a competição, principalmente durante as execuções do Hino Nacional Brasileiro. É importante entender como isso é refletido no dia a dia do brasileiro pós-Copa do Mundo.


6. Copa do Mundo 2014
Aqui a questão não é o futebol em si, mas como o evento pode ter afetado tanto positivamente quanto negativamente o país. Quais foram os benefícios da Copa no Brasil? E os malefícios? Que ajustes deverão ser feitos para que o Brasil, nas Olimpíadas de 2016, consiga fazer um evento de grande porte?

7. Olimpíadas 2016
A menos de dois anos das Olimpíadas, é crucial estar atento à importância do esporte na formação do jovem. É fundamental estar consciente de que as atividades esportivas ensinam a competir, e a reconhecer e aceitar as diferenças.

8. Atual Sistema de Saúde

Que as coisas não estão fáceis, principalmente em hospitais públicos, todo mundo sabe. Mas quais seriam as suas sugestões para melhorar as condições da saúde pública brasileira? Uma proposta como essa requer ainda mais que o candidato sugira possíveis opções de desenvolvimento e melhorias.

9. Tecnologia dentro das salas de aulas
O que há algum tempo atrapalhava o desenvolvimento e a concentração dos alunos, hoje é usado a favor deles. Qual é a sua opinião sobre a adoção de tecnologias como computadores e até celulares durante as aulas? Você concorda? Por quê?

10. Novos modelos familiares
É essencial que os estudantes estejam antenados com os novos modelos de família. Hoje, é possível encontrar pais fazem o papel de mães, e vice-versa. Também temos famílias criadas pelas relações homoafetivas. Seja qual for o caso, é necessário analisá-las e manifestar um posicionamento sobre o fato. O respeito deve ser o elemento norteador para que se evitem as ofensas e o preconceito. Lembre-se: ambas as posturas que eliminam o candidato!

4 comentários:

  1. acrescento a transposição do Rio são Francisco!

    bjs
    Fê Pacheco
    www.fepacheco.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei sua postagem, na minha época de Enem essas postagens me ajudavam muito
    http://toobege.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir