terça-feira, 23 de setembro de 2014

Universidade de graça? Sim!

Vou te deixar por dentro dos processos seletivos que vão te mandar para uma faculdade sem pagar nada!



Se você se confunde toda quando ouve as palavras Sisu, Fies ou Prouni, prepare-se para tirar todas as suas dúvidas sobre elas e descobrir para que serve cada um destes programas que facilitam seu ingresso em uma universidade top!

Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) analisa as habilidades gerais do aluno. O conteúdo é avaliado em dois dias de provas (neste ano, será nos dias 8 e 9 de novembro), por meio de uma redação e 45 questões em cada uma das quatro áreas: Linguagens, Código e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias. O Enem também é usado como vestibular e permite que você ingresse em várias universidades brasileiras pelo Sisu, ou como método de avaliação para participar do Prouni.

Prouni (Programa Universidade para Todos)
É um programa do Ministério da Educação que concede bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior para cursos de graduação. Para participar, é preciso ter feito o ensino médio em escola pública ou ter sido bolsista integral em uma escola particular, além de ter atingido 450 pontos ou mais no Enem, sem zerar a redação! Nem todas as faculdades brasileiras são obrigadas a aceitar o Prouni, então vale se informar se a facul e o curso que você tanto quer estão dentro do programa. E você sabia que a faculdade também sai ganhando? As instituições que disponibilizam vagas para o Prouni têm desconto nos impostos que teriam de pagar para o governo.

Sisu (Sistema de Seleção Unificada)
O Sisu é o sistema que usa o Enem como vestibular em várias universidades públicas espalhadas pelo País. Para participar, é preciso usar o número de inscrição do último Enem prestado (se você fez a prova neste ano, pode tentar o Sisu ano que vem). Aqui também não vale zerar na redação, hein! Cada curso já tem a sua nota de corte divulgada e você consegue ficar sabendo onde tem mais chances de passar. Fique atenta: o Sisu realiza dois processos seletivos por ano, um no início de cada semestre.

Fies (Fundo de Financiamento Estudantil)
O Fies é um programa do Ministério da Educação que financia a graduação de estudantes matriculados em universidades particulares. Assim, você consegue fazer o seu curso e começar a pagá-lo somente depois de se formar. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva do Ministério da Educação. O Fies pode ser solicitado em qualquer momento do curso; por exemplo, se você começar o seu curso e perder o emprego, pode solicitar o Fies para não ter que parar de estudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário