terça-feira, 4 de novembro de 2014

Dicas para arrasar na redação do Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio está próximo! Será que você está pronta para arrasar na redação?


Na hora do vestibular, você precisa se preparar não somente para as perguntas objetivas, mas também para a redação. Ela é tão ou até mais importante do que as questões da prova, porque avalia seu modo de se expressar e organizar as ideias. Confira nossas dicas e arrase na hora de escrever o seu texto.

- Antes de começar a escrever, pense bem na proposta da redação e organize suas ideias. Faça um roteiro com os fatos, argumentos e soluções que pretende abordar no texto e siga esse rascunho na hora de escrever.

- A redação de vestibular costuma solicitar um texto dissertativo-argumentativo. Por isso, não basta expor os fatos: é fundamental emitir sua opinião com argumentos concretos. Expressões como “eu acho” e “eu acredito” são dispensáveis. Se o texto é opinativo, é claro que aquilo é o que você acha!

- Também tenha cuidado com a gramática, utilizando sempre a norma culta da língua. Evite gírias ou outras marcas de oralidade. Nada de escrever “vc” ou “tb” na redação!

- Tome cuidado para não fugir do tema. Suas propostas e argumentos devem estar em sintonia com o assunto proposto. Não adianta fazer colocações interessantes se elas não têm nada a ver com o tema, né?

- Tenha estilo próprio. Pode ser difícil desenvolvê-lo no começo, mas o treino constante vai acabar facilitando esse processo. Os avaliadores gostam de identificar isso na redação.

- As dissertações normalmente exigem conhecimentos gerais. Por exemplo, se você deve emitir sua opinião sobre a Primavera Árabe, é fundamental entender o que foi esse fato histórico, né? Sem esse conhecimento, sua redação vai ficar vazia e superficial. Leia muitos jornais e sites de notícias para se manter atualizada.

- Fuja dos clichês típicos em dissertações. Expressões como “abrir com chave de ouro”, “antes de mais nada”, “inserido no contexto”, “é preciso ter consciência...”, etc. são cansativas e deixam o texto pobre.

- Usar gírias não é legal, mas exagerar na formalidade também não é uma boa solução. Usar palavras difíceis ou linguagem muito rebuscada tira a naturalidade e fluidez do texto. Não pense que isso vai impressionar o avaliador, pelo contrário! Um texto bem escrito, mas pobre em conteúdo, não
garante uma boa nota.

- Não construa frases muito longas e sem pontuação. As frases simples dão clareza ao texto.

- Leia muito! Leia de tudo, de notícias a histórias de ficção. O hábito da leitura a ajuda a construir seu próprio estilo de escrita e aumenta seu repertório de palavras, além de acrescentar cultura geral. Quem lê muito costuma escrever bem.

- O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está se tornando um importante instrumento de avaliação em diversas faculdades. A redação vai pedir um texto dissertativo, com no mínimo 15 linhas, que apresente uma solução para um problema abordado. O tema normalmente é um problema social atual. Mande bem nessa prova!

Nenhum comentário:

Postar um comentário